A Sala Lilás integra o Programa Antes que Aconteça, idealizado pela senadora Daniella Ribeiro
O prefeito Enéias Cacobo participou, nesta sexta-feira (21), representando o município de Serraria, da inauguração da primeira Sala Lilás do Brasil, em João Pessoa-PB. O evento contou com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, do governador João Azevedo, da senadora Daniella Ribeiro, do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, entre outras autoridades.
A Sala Lilás integra o Programa "Antes que Aconteça", idealizado pela senadora Daniella Ribeiro. A iniciativa prevê campanhas educativas nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher por meio do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas.
É um espaço reservado e acolhedor destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência de gênero, com atendimento prestado por profissionais previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino, das instituições de segurança pública e do sistema de justiça. A estrutura está localizada dentro do Instituto de Medicina Legal (IML), nas dependências do Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo, em João Pessoa.
O prefeito Enéias Caboco disse que a Sala Lilás é uma iniciativa fundamental na construção de uma sociedade mais justa.
"Representa um grande avanço na proteção de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Este é um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura para todos", destacou Enéias.