As equipes estão mobilizadas em ações educativas e preventivas em diversos pontos do município
Entre os dias 7 e 11 de abril, a cidade de Serraria participa ativamente da Semana Estadual de Prevenção das Arboviroses. A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de ações voltadas ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de medidas preventivas contra a febre oropouche, que também tem ganhado atenção nos últimos meses.
As atividades estão sendo desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Agentes de Combate às Endemias, Coordenação do Programa Saúde na Escola, Coordenação da APS e Agentes Comunitários de Saúde.
As equipes estão mobilizadas em ações educativas e preventivas em diversos pontos do município, incluindo escolas, Unidades de Saúde, ruas e locais estratégicos com maior risco de proliferação do mosquito.
Durante a semana, estão sendo realizadas visitas domiciliares, distribuição de panfletos informativos, palestras educativas, orientações sobre eliminação de criadouros e a importância da participação da população na prevenção. A ação também busca conscientizar sobre os sintomas das arboviroses e a necessidade de buscar atendimento médico ao menor sinal das doenças.
Arboviroses
- São as doenças causadas pelos arbovírus, que são vírus onde o principal transmissor é um artrópode, que pode ser um mosquito ou carrapato. Existem 545 espécies de arbovírus e, desses, 150 causam doenças em seres humanos. Além de possuírem o mesmo vetor de transmissão, essas doenças possuem sintomas semelhantes e podem causar o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, choque hemorrágico, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia em recém-nascidos de mães que adquiriram o zika vírus durante a gestação.
Quem apresentar os sintomas de uma das doenças deve procurar sua Unidade de Saúde da Família de referência e, em casos mais graves, é preciso buscar assistência em uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital que atue como porta aberta para urgências.