Secretária de Assistência Social, Cláudia Guedes avaliou a Conferência como um "exercício democrático essencial"
A Prefeitura de Serraria realizou nesta terça-feira (20) a 2ª Conferência Municipal das Cidades. Durante todo o dia, representações de vários setores da sociedade como associações, sindicatos, Câmara de Vereadores e tantos outros discutiram temas de interesse da coletividade em painéis com eixos temáticos, sob a coordenação da secretária de Assistência Social, Cláudia Guedes e técnicos da gestão.
No período da manhã foi feita a apresentação sobre o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Vencida a primeira discussão, num momento seguinte foi a vez de tratar de painéis sobre os eixos temáticos e as cidades que temos e as cidades que queremos.
A Conferência teve sequência no período da tarde com inscrições de candidatos a delegados para a Conferência Estadual, encaminhamentos para os grupos de trabalho, debate sobre os eixos temáticos e formulação de propostas; plenária final com aprovação e consolidação das propostas e por fim a eleição para delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades.
Foram eleitos para representar o município de Serraria na Conferência Estadual das Cidades na condição de delegados:
Delegados
Titular : Juliana Ferreira de Lima (representante da Pastoral da Criança) segmento: (movimentos sociais e populares)
Suplente : Dalila Alves da Silva
Titular : José Martins dos Santos (representante da sociedade civil)
Suplente: Mike Nunes de França
Representantes do governo
Titular : Severino Ferreira da Silva
Suplente: Robério Marques Duarte
Secretária de Assistência Social, Cláudia Guedes avaliou a Conferência como um "exercício democrático essencial".
"A Conferência Municipal das Cidades é mais do que um evento, é um exercício democrático essencial, onde o planejamento urbano ganha vida por meio da escuta ativa e da participação popular. Aqui discutimos não apenas obras ou planos, mas o direito à cidade, o direito a viver com dignidade, mobilidade, moradia adequada, saneamento, sustentabilidade, inclusão e justiça social", destacou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, a gestão cumpre seu papel e avança na busca pelo desenvolvimento sustentável.
"Com grande honra e entusiasmo realizamos a 2ª Conferência Municipal da cidades de Serraria com a participação da sociedade organizada, das associações, dos sindicatos, das organizações não governamentais. Elegemos os nossos delegamos e vamos continuar avançando para o desenvolvimento sustentável em diversas áreas", concluiu Cláudia.