As conferências municipais têm como função discutir e definir propostas que serão levadas aos órgãos superiores
A Prefeitura de Serraria promoveu, nesta terça-feira (15), a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento teve como tema "Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas". O objetivo foi construir, de maneira participativa, diretrizes para políticas públicas voltadas às mulheres serrarienses.
Durante a Conferência foram escolhidas as delegadas que representarão Serraria na etapa estadual da conferência. Uma das atividades foi definição dos temas nos grupos de discussão, que resultou em propostas que serão encaminhadas para o encontro estadual e, num momento seguinte, para a conferência nacional.
Coordenado pela secretária de Assistência, Cláudia Guedes, o evento contou com a presença do prefeito Enéias Caboco e representantes da sociedade civil organizada. Além das discussões, houve momento de apresentação cultural com o grupo Movimenta Mulher.
"A nossa gestão reconhece na prática que a mulher tem um papel fundamental em todas as áreas e é preciso que ocupe lugar de protagonismo. Temos dado todo o apoio necessário para que sejam desenvolvidas políticas públicas em favor das mulheres e faremos o que estiver ao nosso alcance para avançar ainda mais", disse Enéias.
As conferências municipais têm como função discutir e definir propostas que serão levadas aos órgãos superiores. As decisões seguem para a conferência estadual (marcada para os dias 12 a 14 de setembro) e, em seguida, para a conferência nacional, prevista para acontecer entre 29 de setembro e 1º de outubro.
Durante a Conferência, foram formados grupos de discussão dos seguintes eixos temáticos:
Eixo I
- Política para as Mulheres avanços, desafios e papel do Estado;
Eixo II
- Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM);
Eixo III
- Instrumentos e avanços, conselhos e planos;
Eixo IV
- Políticas interseccionais, intersetoriais e transversais.
Os grupos de discussão apresentaram as suas propostas, que foram lidas, discutidas e aprovadas pelos participantes inscritos na plenária.