A Prefeitura de Serraria está fechando o primeiro semestre de 2023 com a compra de 7 toneladas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos PAA que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, através da EMPAER e o município através das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social.O PAA possui como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele é possível viabilizar a compra de alimentos, com dispensa de licitação, para destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.Em Serraria, o programa foi iniciado com a participação e 10 agricultores familiares fornecendo os seus produtos e atualmente já são 16 cadastrados e a expectativa é que esse número aumente nos próximos meses.De acordo com o decreto que regulamenta o PAA, o limite de fornecimento anual por agricultor familiar é de R$15 mil do Estado e o mesmo valor do Município. Os produtos são selecionados e distribuídos estabelecendo critérios e a Secretaria de Desenvolvimento Social é que se encarrega de coordenar a distribuição, assegurando alimento de qualidade na mesa das famílias.Entre os produtos adquiridos dos agricultores familiares estão o milho, feijão, macaxeira, batata, inhame, fava, coco, banana, hortaliças e outros legumes, frutas e verduras. Tudo é colhido fresquinho, acondicionado dentro de um veículo apropriado e depois entregue às famílias.Para o secretário de Agricultura de Serraria, Gil Alves, o PAA tem sido fundamental para garantir uma boa alimentação que os que mais necessitam. O secretário assegurou que a gestão trabalha para ampliar o número de agricultores familiares cadastrados, objetivando alcançar mais famílias que precisam da assistência do poder público.
A Prefeitura de Serraria está fechando o primeiro semestre de 2023 com a compra de 7 toneladas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos PAA que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, através da EMPAER e o município através das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social.
O PAA possui como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele é possível viabilizar a compra de alimentos, com dispensa de licitação, para destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Em Serraria, o programa foi iniciado com a participação e 10 agricultores familiares fornecendo os seus produtos e atualmente já são 16 cadastrados e a expectativa é que esse número aumente nos próximos meses.
De acordo com o decreto que regulamenta o PAA, o limite de fornecimento anual por agricultor familiar é de R$15 mil do Estado e o mesmo valor do Município. Os produtos são selecionados e distribuídos estabelecendo critérios e a Secretaria de Desenvolvimento Social é que se encarrega de coordenar a distribuição, assegurando alimento de qualidade na mesa das famílias.
Entre os produtos adquiridos dos agricultores familiares estão o milho, feijão, macaxeira, batata, inhame, fava, coco, banana, hortaliças e outros legumes, frutas e verduras. Tudo é colhido fresquinho, acondicionado dentro de um veículo apropriado e depois entregue às famílias.
Para o secretário de Agricultura de Serraria, Gil Alves, o PAA tem sido fundamental para garantir uma boa alimentação que os que mais necessitam. O secretário assegurou que a gestão trabalha para ampliar o número de agricultores familiares cadastrados, objetivando alcançar mais famílias que precisam da assistência do poder público.