O espaço foi democraticamente aberto para a discussão dos artistas
Na noite desta terça-feira (28), a Secretaria de Cultura e Turismo de Serraria reuniu-se na Escola Francisco Duarte numa audiência pública para debater as diretrizes do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) referente à Política Nacional Aldir Blanc.
Com as presenças dos fazedores de cultura, artistas locais das mais diferentes vertentes, representantes da prefeitura, Secretaria de Cultura e Turismo e consultoria, foram debatidas as estratégias do PAAR. O espaço foi democraticamente aberto para a discussão dos artistas.
"A Política Nacional da Lei Aldir Blanc veio para enriquecer cada vez mais a nossa cultura e valorizar mais os nossos artistas. Tivemos esse plano de ação da aplicação dos recursos que foi de grande importância com total apoio dos gestores locais", destacou a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Serraria, Chaline Carvalho.
Os recursos de fomento à cultura são destinados aos trabalhadores da cultura, pessoas físicas e jurídicas que atuam na difusão, produção, promoção e preservação das nossas raízes culturais e costumes. Os recursos ainda podem ser utilizados para construção de espaços públicos de cultura.
Até 2027 serão feitos repasses anuais de R$ 3 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. Esses recursos devem ser distribuídos pelos gestores locais por meio de processos seletivos, como editais e chamamentos públicos, para, dessa forma chegarem até os trabalhadores de cultura.