A ação aconteceu em parceria com a Colônia de Pescadores de Serraria, por meio do PAA Sementes da CONAB, através da CIDEAS

Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a distribuição de 2.400 sementes de inhame-cará para agricultores familiares e pescadores do município.
A ação aconteceu em parceria com a Colônia de Pescadores de Serraria, que adquiriu 5.000 sementes da referida variedade por meio do PAA Sementes da CONAB, através da CIDEAS
- Cooperativa de Produção e Industrialização da Aquicultura e Agricultura Familiar do Brasil. Destacamos que outras 2600 sementes foram entregues pela Colônia de Pescadores na Associação dos Produtores Rurais dos Sítios Lagoa do Mato e São Geraldo para distribuição através da referida associação.
Essa importante parceria com a Colônia de Pescadores foi iniciada pelo saudoso secretário municipal de Agricultura, Gil Alves, que, em decorrência de sua morte precoce, não pôde acompanhar a realização das entregas. Seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal permanece vivo por meio das ações que seguem sendo executadas.
A distribuição das sementes ocorreu por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Serraria (COMSEA), que propôs a implantação de um Banco Municipal de Sementes. Cada agricultor e pescador beneficiado firmou o compromisso de devolver 10% da produção de sementes obtidas, garantindo a manutenção e a sustentabilidade do banco de sementes no município.
Neste primeiro momento, a iniciativa teve início com a semente de inhame. No entanto, Felipe, representante da Colônia de Pescadores, informou que, na sequência, serão disponibilizadas sementes de grãos e outras variedades, ampliando ainda mais o alcance da ação e fortalecendo a segurança alimentar e a produção local.